terça-feira, 28 de agosto de 2012

Terça Crônica está de volta



Caroline Maria
Correio Braziliense


Jovane Nunes comenta lado autor no primeiro encontro da nova temporada

O projeto Terça Crônica, que combina leituras dramatizadas de textos literários, pelo ator Jones de Abreu, e músicas interpretadas ao vivo pelo violonista e cantor Alex Souza, volta à ativa nesta terça-feira (28/8), às 20h, na livraria Café com Letras (203 Sul). No primeiro encontro da nova fase, os homenageados serão o ator e autor Jovane Nunes, um dos criadores da Cia. de Comédia Os Melhores do Mundo e cronista semanal do Correio, e o cantor Raul Seixas.

Jovane estará presente ao encontro, focado em seus dois livros, A outra história do Brasil e Escrava Isaura e o vampiro, que têm o humor como grande trunfo, seguindo a linha autoral de Os Melhores do Mundo. “O primeiro é a história do Brasil em formato besteirol”, explica o autor, que superou 15 mil exemplares vendidos ao mesclar uma pesquisa historiográfica com informações inventadas. O segundo se apropria de Escrava Isaura, romance de Bernardo Guimarães, e pincela a trama de época com influências do sobrenatural e do fantástico. “O senhor escravocrata, de certa forma, é um vampiro. Suga a liberdade e a dignidade de quem explora. Assim como o vampiro, escraviza as suas vítimas. Achei a metáfora muito clara.” 
 Para Jovane Nunes, é mais uma oportunidade de revelar sua identidade como autor. Desde os tempos de universidade, quando se formou em artes cênicas pela Universidade de Brasília, ele passou a moldar o próprio enredo. “Atuar e ‘autorar’ são duas coisas que sempre estiveram interligadas em meu trabalho. Sentia que precisava de textos escritos para mim, foi aí que comecei a escrever”, conta. Autores comediantes encabeçam sua lista de influências: Woody Allen, Chico Anísio e Jô Soares, todos grandes redatores.
Ter a música de Raul Seixas como trilha foi uma escolha do idealizador do projeto, Jones de Abreu, e do músico Alex de Souza, parceiros desde 2008, quando a ideia do Terça Crônica tomou forma, em encontros no Teatro Goldoni. Selecionado pelo Edital Procultura para Programação Cultural de Livrarias, o retorno do Terça Crônica segue com a mesma cara: perguntas e comentários lançados ao entrevistado, intercalados pela vida e obra de um compositor brasileiro.
Entre os grandes nomes enfocados na temporada, que se estenderá até 18 de dezembro, em encontros quinenais, estarão Nelson Rodrigues e Luiz Gonzaga, Clarice Lispector e Cartola, Carlos Drummond de Andrade e Noel Rosa, além de Lya Luft ao som de Tim Maia. “Estou muito feliz com esse retorno”, observa o ator Jones de Abreu, da Criaturas Alaranjadas Cia. de Teatro, que mesmo após 26 anos de carreira ainda faz do trabalho um exercício de novidade. “É sempre uma surpresa. Para nós e para o público.”

TERÇA CRÔNICA
Projeto literário-musical com Jones de Abreu e Alex Souza. Hoje, às 20h, na Livraria Café com Letras (203 sul), com participação de Jovane Nunes. Entrada franca. Não recomendado para menores de 10 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário