terça-feira, 30 de outubro de 2012

A força da palavra




A literatura de Lya Luft escorre como uma boa conversa, daquela que a gente tem ao cair da tarde, rodeada de gente de conselhos sábios e inteligentes. Fala de viver e de estar vivo, do aqui e agora, das alegrias e decepções em seguir o curso de envelhecer com dignidade. São essas narrativas, com o dom de espalhar sabedoria e um ponto de vista feminino e peculiar, que movimentam o sexto módulo do Terça Crônica, do dia 6 de novembro (terça-feira), às 20h, no Café com Letras (203 Sul), com entrada franca, numa noite em que a trilha sonora será entregue às canções deslumbrantes de Tim Maia. A poeta Isolda Marinho é a convidada dessa edição.
Lya Luft e Tim Maia inspiram o ator Jones de Abreu e o músico Alex de Souza a cruzarem artisticamente os caminhos desses dois mestres da cultura nacional. “É um prazer escutar tanto a literatura de Lya Luf, quanto a melodia de Tim Maia. São dois criadores inquietos, que apontam caminhos para que o leitor/ouvinte se movimente”, acredita Jones de Abreu, mentor do projeto concebido pela Criaturas Alaranjadas Cia. de Teatro.
Vencedor do Edital Nacional Procultura para Programação Cultural de Livrarias, o Terça Crônica é um dos projetos de incentivo à leitura mais bem-sucedidos de Brasília. Desde agosto, quinzenalmente, vem levando um público fiel e crescente ao Café com Letras (203 Sul), promovendo uma noite leve, divertida e cheia de conhecimento sobre os homenageados. Na última edição, premiou a espectadora Jamile Guerra em concurso cultural que estimulou os participantes a escreverem um texto literário. “Foi a primeira crônica que ela escreveu, Tarja Preta, com uma narrativa bem-humorada, ágil e cheia de sutilezas. Recebemos dezenas de textos, vindos até de Salvador. Em dezembro, realizaremos outro certame literário”, adianta Jones.
 Criado em 2008 em temporada no Teatro Goldoni, Terça Crônica já participou da Feira do Livro (2010) de Brasília e da I Bienal do Livro e da Leitura (2012), fazendo também itinerância pelas cidades de Ceilândia e Taguatinga, com patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC). O projeto se desdobrou ainda no Quinta Crônica (de 2008 a 2011) e no programa Canto das Letras, atualmente apresentado mensalmente na TV Câmara.
PROGRAMAÇÃO 2012 6 de novembro: Crônicas de Lya Luft e canções de Tim Maia. 20 de novembro: Crônicas de Miguel Falabella e canções de Rita Lee.
4 de dezembro: Crônicas de Maitê Proença e canções de Vinicius de Moraes.
18 de dezembro: Cronista especialmente convidado e canções de Alex Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário