terça-feira, 9 de outubro de 2012

Conexão pelo humor




                              Jones Zé Carlos e Alex



Raquel Martins Ribeiro
                                                             Correio Braziliense
 Idealizado por Jones de Abreu, em 2008, o Terça Crônica nasceu no teatro, foi ganhando corpo, se ampliou e passou a ocupar vários tablados. Depois de circular por cidades como Taguatinga e Ceilândia, desde o início de setembro ele é apresentado no palco do Café com Letras (203 Sul). “Ele é um processo de incentivo à leitura bem dinâmico. Eu sempre acreditei no potencial de alcance do projeto, a sua longevidade já era esperada”, conta Jones de Abreu. Hoje, a partir das 20h, os homenageados serão dois grandes nomes da cultura brasileira, Luis Fernando Veríssimo, com suas crônicas de humor e sátiras de costumes, e a poesia cantada de Adoniran Barbosa.
Veríssimo é conhecido por seus textos de humor,  publicados em diversos jornais brasileiros,  que inspirou o seriado de TV A comédia da vida privada. Adoniran, por sua vez, é um sambista multifacetado, que eternizou composições como Saudosa Maloca, Iracema, Trem das Onze e Samba do Arnesto. “Eu não os escolhi pensando em fazer alguma ligação entre o compositor e o cronista. Prefiro imaginá-los como duas homenagens independentes”, explica Jones de Abreu. “ De qualquer forma, se for pensar em um elo, podemos citar o humor, presente de forma marcante nas obras dos dois artistas”, completa.
O músico brasiliense Alex Souza participa do Terça Crônica desde o início, e já interpretou mestres da nossa música popular como Noel Rosa, Chico Buarque, Cartola e Tim Maia. “Esse projeto nos proporciona regar uma fração tão importante da nossa cultura. Para mim, é enriquecedor, e tem se tornado uma fonte de inspiração”, elogia o cantor. Para Alex, é um privilégio interpretar um artista tão completo como Adoniran. “Antes de ser conhecido como compositor, ele criou vários personagens. A forma como tratava a figura do imigrante, seus costumes na cidade de São Paulo, os sotaques e trocadilhos eram sua marca registrada”, afirma o músico.
O evento recebe como convidado o jornalista José Carlos Vieira, que comentará algumas obras do homenageado. “Convidei o José Carlos pois ele , além de conhecer muito de literatura, tem um humor bem próximo ao de Veríssimo”, adianta Jones. O formato é bem dinâmico “o público não sente o tempo passar”, comenta Alex. Ana Carolina Carvalho e Vitor Araújo são os atores convidados para participar das leituras dramatizadas de Na ponta da língua e Mãe e filha. “São artistas novos mas já muito representativos na cidade”, afirma Jones. A entrada é franca e a classificação indicativa livre. Após a apresentação, a programação segue com o projeto Âmbar, da dupla Luana Lima e Malu Ribeiro, com repertório do cancioneiro popular e couvert a R$ 7. Classificação indicativa: não recomendado para menores de 10 anos.


Terça Crônica
Hoje (09/10), a partir das 20h, no Café com Letras (203 Sul). Entrada franca. Classificação indicativa livre.


Nenhum comentário:

Postar um comentário