domingo, 9 de dezembro de 2012

DOIS POETAS DAS LETRAS



 
O escritor Affonso Romano de Sant´Anna e o músico Alex Souza encerram, com chave de ouro, a temporada do Terça Crônica no Café com Letras

Poeta e escritor aclamado pela crítica literária como o sucessor de Carlos Drummond de Andrade, Affonso Romano de Sant’Anna conhece bem a responsabilidade em ser cronista. Volta e meia, algum leitor vem ao seu encontro com um jornal recortado, com aura de relicário, já amarelado pelo tempo, para lhe contar como uma frase mudou a sua vida. “Sou um escritor crônico. A crônica foi o primeiro texto que escrevi para jornal aos 16 anos”, lembra o autor de inúmeras coletâneas dedicadas ao gênero como Nos os que matamos Tim Lopes, Perdidos na Toscana e A cegueira e o saber.
Convidado para fechar a temporada do Terça Crônica no Café com Letras, no próximo dia 18 de dezembro, às 20h, no mezanino da livraria da 203 Sul, o escritor vem a Brasília em estado de graça. Além de ser homenageado com leituras de crônicas interpretadas pelo ator e curador do projeto, Jones de Abreu, ele vai autografar quatro livros: a nova obra de crônicas, Como andar no labirinto (L&MP), o áudiolivro Escute amor (Livro Falante) e as reedições do antológico Analise estrutural de romances brasileiros (Unesp) e O canibalismo amoroso. “Este foi um ano generoso para mim. Entreguei ainda à editora da Unesp um livro feito com Marina Colasanti sobre nossa relação com Clarice Lispector”, adianta.
A presença de Affonso Romano de Sant’ Anna em carne, osso e poesia no Terça Crônica é um sonho acalentado pelo ator Jones de Abreu, que começou o projeto de leituras dramatizadas em crônicas a partir da obra do escritor mineiro. “É mágico terminar essa temporada tão bem-sucedida com ele. Ali, ouvindo as suas frases saírem de minha boca. Ele vai poder ainda falar sobre o seu estilo e sua linguagem. Será um importante momento de escuta. Afinal, estarei diante de um dos maiores cronistas e poetas da língua portuguesa”, comemora Jones.
Ao lado das crônicas de Affonso Romano de Sant’Anna, estarão as canções de Alex Souza, parceiro do projeto Terça Crônica desde a sua criação em 2008. Autor de dois discos, o último Capricha na pimenta tem lançamento agendado para o primeiro semestre de 2013, no Clube do Choro, Alex Souza destaca-se em carreira nacional com o grupo Caraivana, nascido do encontro de exímios músicos no verão de Caraíva, Sul da Bahia. “Nesta temporada, Alex tem emprestado a voz e o talento para homenagear grandes nomes da nossa MPB. Agora, é hora de reverenciar este artista, grande orgulho de Brasília”, comemora Jones.
Premiado com o Edital Procultura de Incentivo a Pequenas Livrarias, Terça Crônica atravessou o segundo semestre ocupando quinzenalmente o mezanino do Café com Letras, com público crescente e fiel que lotou as sessões, como nas homenagens a Clarice Lispector e Luis Fernando Verissimo, levando para o local, com capacidade para 60 pessoas, 400 espectadores em oito módulos. Nessa temporada, foram sorteados 100 livros e estimulados os leitores a escreverem crônicas por meio de concurso aberto, que agraciou a iniciante Jamile Guerra e a escritora Gracia Cantanhede. “Tivemos um retorno muito positivo dessa plateia. O Terça Crônica possui como base o estímulo à leitura e ao conhecimento de forma lúdica, leve e divertida, características, aliás, que são da natureza da crônica”, comemora Jones.

TERÇA CRÔNICA
CRÔNICAS DE AFFONSO ROMANO DE SANT’ANNA e CANÇÕES DE ALEX SOUZA. COM AFFONSO ROMANO DE SANT’ANNA, JONES DE ABREU E ALEX SOUZA. DIA 18 DE DEZEMBRO, ÁS 20H, NO CAFÉ COM LETRAS (203 SUL). ENTRADA FRANCA SUJEITO À LOTAÇÃO DA CASA. INFORMAÇÕES: WWWTERCACRONICA.BLOGSPOT.COM. NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 10 ANOS.


Nenhum comentário:

Postar um comentário