terça-feira, 20 de novembro de 2012

Crônicas com sabor de tutti-frutti

 Crônicas revelam um outro Falabella

Rita Lee é a compositora da noite




Diego Ponce de Leon
Correio Braziliense

         Miguel Falabella e Rita Lee são os protagonistas do sétimo módulo do Terça Crônica no Café com Letras (203 Sul). O que deve garantir uma das mais divertidas e animadas noites do projeto. Depois de evocar os textos de Luis Fernando Verissimo, Carlos Drummond de Andrade, Jovane Nunes, Clarice Lispector, Lya Luft e Nelson Rodrigues, o ator Jones de Abreu, idealizador do evento, convoca Falabella para quebrar o protocolo e decretar a informalidade da programação. O encontro acontece hoje, às 20h, no mezanino da livraria, com entrada franca (sujeita à lotação da casa).
 O multiartista carioca, que acumula exitosas funções como diretor, escritor, ator e apresentador, também enveredou pelas crônicas e ampliou os segmentos da arte com o qual dialoga. O resultado pode surpreender os leitores, acostumados com a faceta escrachada e com a predominância da comédia nas intervenções de Falabella. Textos delicados emergem e revelam um olhar particular e denso sobre o cotidiano e sobre as coisas mundanas. O humor e a ironia característicos continuam lá, mas cabe aos mais atentos percebê-los, já que permeiam somente as entrelinhas.
 Para acompanhar as leituras, a igualmente irreverente Rita Lee dá o tom, sob a voz e o dedilhar do músico Alex Souza, que participa do projeto desde a concepção, em 2008, e responde pelas trilhas sonoras. Clássicos da mãe do rock nacional devem embalar a leitura das narrativas de Falabella, resultando em um fervoroso encontro. “São dois artistas que exaltam a vida, as alegrias e as tristezas, sempre com humor e irreverência”, aponta Jones.


Casa cheia
 Seguindo o roteiro tradicional do Terça Crônica, um convidado dá as caras para propor uma conversa entre artistas, público e homenageados. O jornalista e dramaturgo Sérgio Maggio será incumbido dessa função no encontro de hoje. Maggio, ávido consumidor (e dissipador) de música e literatura, conduz um informal bate-papo entre os presentes, além de prestar testemunho pessoal sobre os homenageados.
 Com sessões lotadas tomando conta do Café com Letras (203 Sul), o ideal é chegar um pouco antes e garantir um lugar no mezanino do espaço. A Terça Crônica, que ocupa, de maneira itinerante, os palcos de Brasília há quatro anos, parece ter conquistado um público cativo: “Estamos felizes com a resposta do público. Temos espectadores cativos, que vêm todos os módulos”, destaca o ator, que reside na capital desde a infância. Hoje, com os argumentos literários de Falabella e a animosidade de Rita Lee, não deve ser diferente.

TRECHO//Crônica O amor e o tempo

“Descubro que nada sei sobre o tempo e, como não consigo entender seus intricados mecanismos, estou sempre lançando um olhar equivocado sobre as coisas. Alguém já disse que só seremos capazes de entender o amor no dia em que entendermos o tempo. Até lá, vamos continuar amando de ouvido, eternos repetentes desse curso”
Miguel Falabella


TERÇA CRÔNICA

Textos de Miguel Falabella e canções de Rita Lee, com Jones de Abreu e do músico Alex Souza. Participação: Sérgio Maggio, às 20h, no Café com Letras (203 Sul). Entrada franca. Classificação livre.




Nenhum comentário:

Postar um comentário