terça-feira, 10 de abril de 2012

1ª BIENAL BRASIL DO LIVRO E DA LEITURA





BRASÍLIA, DE 14 A 23 DE ABRIL DE 2012. ESPLANADA DOS MINISTÉRIOS. ENTRADA FRANCA.

As delícias das crônicas


Projeto Terça Crônica mistura leituras dramatizadas com interpretações de canções na Arena Jovem da 1ª Bienal Brasil do Livro e da Leitura

A crônica deve ser um copo de água fresca, limpa e luminosa”. A frase do poeta Vinicius de Moraes inspira o Terça Crônica, que, a partir de leituras dramatizadas e interpretações de canções, envolve a plateia com a sedução dos textos curtos e inspirados no dia a dia. Em formato de um talk-show ao vivo, o ator Jones de Abreu e o músico Alex de Souza criam uma atmosfera leve e descontraída, na qual espectador é estimulado a perceber as delícias das crônicas publicadas nos jornais, sites e revistas semanais.
É nesse clima que o projeto aporta na Arena Jovem, da 1ª Bienal Brasil do Livro e da Leitura, dias 16 e 17 de abril, às 14h, com entrada franca. Ao centro, estarão os cronistas de Brasília: Conceição Freitas (dia 16) e José Carlos Vieira (dia 17) para falar sobre processo de criação, linguagem, estilo e o gosto pela escrita.  Também serão lidas crônicas de Drummond e Luis Fernando Verissimo. “O projeto tem forte comunicação com a plateia, que se emociona, ri e reflete sobre as crônicas lindas. Aproveitamos para interpretar canções de compositores brasileiros (Noel Rosa, Cartola, Tim Maia, Dolores Duran e Alex Souza) e falarmos também sobre vida e obra de cada um”, destaca Jones de Abreu, idealizador do projet
o.        
Realizado sempre com entrada franca desde 5 de agosto de 2008, em Brasília, com a presença física de cronistas locais e convidados, o Terça Crônica fez temporada de casa cheia no Teatro Goldoni, seguiu em temporada por Taguatinga e Ceilândia, apresentou-se na Feira do Livro de Brasília 2010, desdobrou-se no Quinta Crônica na Câmara dos Deputados e inspirou a criação do programa Cantos das Letras (TV Câmara). “Estimular a  leitura é, portanto, investir na formação de público potencial aos livros. É acreditar na capacidade de progressão do leitor que, atraído por textos saborosos, lança-se a voos mais altos, como o romance. Essa é alma do Terça Crônica”, acredita Jones de Abreu. 



TERÇA CRÔNICA

DIAS 16 E 17 DE ABRIL, ÀS 14H, NA ARENA JOVEM DA 1ª BIENAL BRASIL DO LIVRO E DA LEITURA (ESTRUTURA MONTADA NA ESPLANADA). COM JONES DE ABREU E ALEX DE SOUZA. PARTICIPAÇÕES DE CONCEIÇÃO FREITAS E JOSÉ CARLOS VIEIRA. ENTRADA FRANCA.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário